20 FATORES - AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CURSO TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
EQUIPE: DEYBSON ARAÚJO DA SILVEIRA
PROFESSOR(A) DO POLO PRESENCIAL: CAMILA FRAGA
POLO/CIDADE: CAMARAGIBE
ESCALAS GRÁFICAS:
É um método baseado em uma tabela de dupla entrada, onde nas linhas estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação do desempenho. Os fatores de avaliação constituem em comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização.
O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Utiliza-se um formulário de dupla entrada, na qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Cada fator é definido em uma descrição sumária, simples e objetiva. Quanto melhor a descrição, maior será a precisão do fator.
Definindo os fatores de avaliação, o segundo passo é a definição dos graus para definir as escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator.
Foi criado uma ficha de avaliação de desempenho em escala gráfica com 20 fatores, baseado nas empresas visitadas nas competências anteriores em que uma das empresas trabalha com vendas e distribuição de bolo e de doces e salgados que é a J.M.S. REPRESENTAÇÕES e a outra empresa é a PARIZI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS, empresa que trabalha com venda de imóveis.
NOME DO FUNCIONÁRIO:
DEPARTAMENTO/FUNÇÃO: CARGO:
DESEMPENHO NA FUNÇÃO: CONSIDERE APENAS O DESEMPENHO ATUAL DO FUNCIONÁRIO NA SUA FUNÇÃO
FATORES
ÓTIMO
BOM
REGULAR
SOFRÍVEL
FRACO
1 – IMPULSO
DESEJO DE SER VITORIOSO(A) E CRESCER DENTRO DA EMPRESA
ATENDE A EXIGÊNCIA
ATENDE COM FREQUÊNCIA A EXIGÊNCIA
SATISFAZ À