Título: sobrecarga de frutose em ratos wistar submetidos a exercícios fisicos progressivo.
Alyne Pereira Feltrin
Hediane Isenco Rocha
Paula Neri da Silva
Simone Carla Duran
RESUMO
Avaliar a influencia da sobrecarga de frutose na capacidade de realizar esforço e nas respostas durante e após testes de exercício progressivo com a natação, foram utilizados ratos WISTAR, alimentados com dietas padrão e dieta padrão mais frutose. Evidências apontam que a ingestão exacerbada de frutose pode desencadear distúrbios característicos da síndrome metabólica. Foram utilizados 20 ratos machos da linhagem WISTAR, recém-desmamados, com peso médio de 88g. Inicialmente todos os animais foram submetidos a uma adaptação de três dias ao ambiente experimental, recebendo dieta padrão de laboratório. Posteriormente, foram divididos em dois grupos de 10 ratos sendo que o 1º grupo vai utilizar dieta padrão e o segundo grupo dieta padrão mais frutose. Ao termino do experimento e analise das anotações ao decorrer do experimento chegamos à conclusão de que o grupo de ratos WISTAR que recebeu a frutose como fonte de energia conseguiu um melhor desempenho na atividade física realizada (natação) do que o grupo que recebeu somente a dieta padrão, consequentemente nas analises os níveis de triglicérides e da glicose foram elevados, o grupo que recebeu a dieta padrão também se verificou que a glicose estava elevada, pois na pratica do exercício ela foi estimulada.
Palavra-chave: Frutose, Energia, Desempenho.
INTRODUÇÃO
A frutose (também conhecida como levulose) além de ser encontrada sob forma isolada na natureza, também faz parte como componente de outros tipos de carboidratos de moléculas mais complexas, como a sacarose, a insulina e a rafinose, por exemplo.
A frutose é o monossacarídeo predominante em várias frutas principalmente maçãs, laranjas e melões e nas leguminosas (soja, ervilha, lentilha e feijão) e outros vegetais (repolho, cebola, alho, entre outros). Por isso, seu