2 titulaçao de acido base
FEFB – Francisco Beltrão – PR
CURSO DE FARMÁCIA
MEDIDAS DE PH
FRANCISO BELTRÃO – PARANÁ
2015.
UNIÃO DE ENSINO DO SUDOESTE DO PARANÁ
FEFB – Francisco Beltrão – PR
CURSO DE FARMÁCIA
MEDIDAS DE PH
Relatório referente à disciplina de Bioquímica Básica. Orientado pela professora: Alesandra
Alunos: Ana Maria Eliziane Cappelin
Maiara Major
Jaciane de Liz
Raquel Mirian da Silva
Karine Camargo
FRANCISCO BELTRÃO – PARANÁ
2015.
1 INTRODUÇÃO
As duas funções mais importantes da química: ácidos e bases. São os grandes pilares de toda a vida de nosso planeta, bem como da maioria das propriedades do reino mineral. Íons carbonatos e bicarbonatos (ambos básicos) estão presentes na maior parte das fontes de água e de rochas, junto com outras substâncias básicas como fostatos, boratos, arsenatos e amônia. (UFPA, 2014)
Vulcões podem gerar águas extremamente ácidas pela presença de HCl e SO2. A fotossíntese das plantas pode alterar a acidez da água nas vizinhanças por produzir CO2, a substância geradora de ácido mais comum na natureza. A fermentação do suco de frutas pode vir a produzir ácido acético. Quando utilizamos nossos músculos em excesso sentimos dores provocados pela liberação de ácido lático. (ALUNO ONLINE, 2004)
Os termos medievais: "Ácido" vem da palavra latina "acidus", que significa azedo. Inicialmente, o termo era aplicado ao vinagre, mas outras substâncias com propriedades semelhantes passaram a ter esta denominação. "Álcali", outro termo para bases, vem da palavra arábica "alkali", que significa cinzas. Quando cinzas são dissolvidas em água, está se torna básica, devido a presença de carbonato de potássio. A palavra "sal" já foi utilizada exclusivamente para referência ao sal marinho ou cloreto de sódio, mas hoje tem um significado muito mais amplo. (COLA DA WEB, 2014)
Em água, alguns ácidos são melhores doadores de prótons do que outros, enquanto que algumas bases