ATPS Etapas 1 e 2
Definições e Conceitos Fundamentais. Substâncias Puras e Propriedades.
Passo 01
Pesquisar qual é o tipo de substância mais utilizado como combustível no motor de Stirling e quais suas propriedades.
O gás utilizado nos modelos mais simples é o ar; hélio ou hidrogênio pressurizado (até 150kgf/cm2) são empregados nas versões de alta potência e rendimento, por serem gases com condutividade térmica mais elevada e menor viscosidade, isto é, transportam energia térmica (calor) mais rapidamente e têm menor resistência ao escoamento, o que implica menos perdas por atrito. Ao contrário dos motores de combustão interna, o fluido de trabalho nunca deixa o interior do motor; trata-se, portanto de uma máquina de ciclo fechado.
O gás hélio tem como propriedade o símbolo He e possui massa atômica igual a quatro u, apresentando número atômico dois (dois prótons e dois elétrons). À temperatura ambiente, o hélio encontra-se no estado gasoso.
É um gás monoatômico, incolor e inodoro. O hélio tem o menor ponto de evaporação de todos os elementos químicos, e só pode ser solidificado sob pressões muito grandes. É o segundo elemento químico em abundância no universo.
O gás hidrogénio contém um número atómicoPE ou atômico PB um e representado pelo símbolo H. Com uma massa atômica de aproximadamente 1,0 u, o hidrogênio é o elemento menos denso. Este gás é inflamável, incolor, inodoro, e insolúvel em água.
O hidrogênio é o mais abundante dos elementos químicos, constituindo aproximadamente 75% da massa elementar do Universo.
(Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Stirling http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lio http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrog%C3%A9nio).
Passo 02
Pesquisar porque esse motor é chamado de multi-combustível.
É chamado de multi-combustível, pois pode utilizar praticamente qualquer fonte energética; tais como: gasolina, etanol, metanol, gás natural, óleo diesel, biogás, GLP, energia solar, calor geotérmico e outros. Basta gerar uma diferença de temperatura