Graduando
1° semestre 2011 ° Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos
Volumetria de neutralização envolve a titulação de espécies químicas ácidas com uma solução padrão alcalina (ALCALIMETRIA) e titulação de espécies químicas básicas com uma solução padrão ácidas (ACIDIMETRIA).
O ponto de final é determinado por um indicador químico (INDICADOR ÁCIDO-BASE) ou um método instrumental.”
A solução padrão sempre será um ácido forte ou uma base forte
Ponto Final mais nítido
A maneira como o pH varia nas imediações do ponto de equivalência (PE) é importante para a escolha do indicador adequado, pois cada indicador possui um intervalo de valores de pH que ocorre variação da coloração ZONA DE TRANSIÇÃO
Na volumetria de neutralização a concentração crítica variável no decorrer da titulação é a espécie H3O+. A curva de titulação representa a variação logarítmica da concentração de H3O+ em função do volume da solução padrão adicionada.
pH X VOLUME DA SOLUÇÃO PADRÃO
PORQUE CONSTRUIR A CURVA DE TITULAÇÃO?
Verificar o comportamento do sistema e determinar a pH nas proximidades do ponto de equivalência para escolher o indicador adequado.
CURVA EXPERIMENTAL X CURVA TEORICA
Titulações: Ácido forte X Base forte (pHpe = 7,00) Ácido fraco X Base forte (pHpe > 7,00) Ácido forte X Base fraca (pHpe < 7,00)
TITULAÇÃO ÁCIDO FORTE COM BASE FORTE
A curva de titulação pode ser dividida em 3 regiões (antes do PE, no PE e após o PE) e o cálculo da curva de titulação pode ser dividida em 4 etapas. Antes de iniciar a titulação A solução contém apenas ácido forte e água, ou seja, uma solução aquosa de ácido forte. O pH da solução será determinado pela dissociação do ácido forte. Antes de atingir o Ponto de Equivalência A solução é composta por uma mistura de ácido forte que ainda não reagiu com a base forte mais o sal formado pela reação do ácido forte com base que foi adicionada. O pH da solução será determinado pela dissociação do ácido forte que