2 TEORIAS DA ADMINISTRA O
A administração nada mais é do que um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos dentro de uma organização seja ela lucrativa ou não. A administração também pode ser compreendida como um conjunto de princípios, normas e funções que têm por fim ordenar os fatores de produção e controlar sua produtividade e eficiência, para se obter determinado resultado (Novo dicionário Aurélio, 1ª edição).
Seguindo os preceitos básicos da administração ela consiste em cinco processos básicos interligados: planejar, organizar, dirigir, executar e controlar (Maximiniano, 2011).
Nas organizações, os administradores são os responsáveis pelo desempenho de um conjunto de recursos, principalmente de pessoas que juntas formam sua equipe, possibilitando a ele uma gama de informações que apoiam suas decisões.
Ao longo dos anos a administração veio evoluindo desde as organizações militares, a igreja, o renascimento, a revolução industrial até os dias de hoje. Assim cada abordagem teve sua eficiência e o seu ganho, tendo em vista o contexto histórico-cultural e socioeconômico.
1.1. Teoria Clássica e Científica
Com o inicio da Revolução Industrial em meados do século XVIII e todo o processo de transformação tecnológica, econômica e social surgiram e cresceram as empresas, criadas para produzir em quantidade os novos produtos que se tornaram objeto de desejo das pessoas. Nasceu assim a necessidade de estudar e criar soluções para lidar com a quantidade de recursos humanos e materiais de todos os tipos que tanto as empresas como também o governo passaram a mobilizar, surgi aqui à escola clássica da administração. Foi da administração clássica que surgiram grandes contribuições para administração utilizadas e aprimoradas até hoje. São elas:
O movimento da administração científica, liderado por Frederick W. Taylor;
A ideia do processo administrativo, proposta por Henri Fayol;
Frederick Winslow