2 Apostila Tabula O De Dados
Profº Ana Carolina
2ª. Apostila – Tabulação dos dados
1. Conceitos
Dados Brutos: após a coleta, temos dados ainda não organizados que chamamos dados brutos. Rol: é um arranjo de dados numéricos em ordem crescente ou decrescente de grandeza.
Amplitude Total: é a diferença entre o maior e o menor número do rol.
Distribuição de Frequência: é o arranjo tabular dos dados por classes, juntamente com as frequências correspondentes; também denominado dados agrupados. Embora o processo de agrupamento geralmente inutilize muitos detalhes originais dos dados, consegue-se vantagem importante que consiste no aspecto global obtido, que se torna mais claro evidenciando as relações essenciais.
Intervalo de Classe: é a diferença entre o maior e o menor número da classe.
Limites de Classe: o menor e o maior número da classe chamam-se limite inferior e superior respectivamente.
Frequência Acumulada (Fac): é a soma de frequências de determinada classe com as anteriores. Frequência Relativa (FR): é o quociente entre a frequência absoluta da classe e o total.
2.Tabelas e Distribuições de Freqüência para Variáveis Discretas
A análise estatística se inicia quando um conjunto de dados torna-se disponível de acordo com a definição do problema da pesquisa. Um conjunto de dados, seja de uma população ou de uma amostra contem muitas vezes um número muito grande de valores, que na sua forma bruta, encontram-se muito desorganizados. Eles variam de um valor para outro sem qualquer ordem ou padrão. Os dados precisam então ser organizados e apresentados em uma forma sistemática e seqüencial por meio de uma tabela ou gráfico. Quando fazemos isso, as propriedades dos dados tornam-se mais aparentes e tornamo-nos capazes de determinar os métodos estatísticos mais apropriados para serem aplicados no seu estudo.
Suponhamos o seguinte conjunto de dados: (DADOS BRUTOS)
14
12
13
11
12
13
16
14
14
15
17
14
11
13
14
15
13
12
14
13
14
13
15
16
12
12
Para montarmos uma