amostragem
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: BIOESTATÍSTICA
AMOSTRAGEM
AUTORES :
Amanda da Costa Andrade
Amanda Karoliny Figueredo Brito
Caio José Gomes Leal
Jaciele Santos da Silva
Prof. Antônio Aécio
Teresina - 2014
AMOSTRAGEM
1. CONCEITO
É uma técnica de seleção de uma amostra que possibilita o estudo das características de uma população. Em geral, seleciona-se uma amostra (ou parte) da população em estudo e, a partir dela, tabula-se a característica (ou variável) que está sendo avaliada. Esta característica pode ser o peso de cães, a raça dos felinos, se o animal é vacinado ou não, gastos com medicamentos ou quaisquer outras características. A partir dos resultados obtidos na amostra, o pesquisador deverá estendê-los para toda a população, estabelecendo inclusive as margens de erro e acerto nas previsões.
ERRO AMOSTRAL: é o erro que ocorre na utilização de uma amostra.
A realização do censo não garante que a pesquisa esteja livre de erros. Os erros de coleta e manuseio de um grande número de dados, em geral, são maiores do que as imprecisões a que se está sujeito quando generaliza-se, via inferência, as conclusões de uma amostra bem selecionada.
Exemplo: escolha aleatoriamente 50 fichas de cães da raça Poodle atendidos no Hospital Veterinário da UFPI e verifique o peso médio (kg) desses animais. Retirada uma outra amostra de 50 animais, é provável que se obtenha um peso médio (kg) diferente.
2. TIPOS DE AMOSTRAGEM
Existem dois métodos para composição de uma amostra : probabilísticos e não-probabilísticos.
Métodos probabilísticos: Cada elemento da população tem a mesma chance de ser selecionado. Pode ser submetido a tratamento estatístico. Existem alguns tipos de amostragem probabilística :
2.1 Amostragem simples ao acaso ou amostragem aleatória simples
É um método de selecionar, sem reposição, n elementos de uma população de tamanho N, conhecido e finito, em que todo elemento