1º aula
Por meio dessa sugestão de prática pedagógica é possível compreender as diversas modalidades de luta com manifestações culturais e históricas que marcaram as sociedades em geral e vem sendo muito valorizada e praticada em todo mundo e vem também combatendo preconceitos e desigualdades, valorizando, assim, além do histórico das lutas, as diversas formas de cultura corporal, a identidade étnica dos povos, seus costumes, seus valores éticos e morais.
As lutas sãos meio esportivos que atrai muito o público. Por isso que atualmente vem sendo bem respeitada e valoriza no mundo. Que antigamente não era e não aceitava como a capoeira que os policias seguiam muito e consideravam criminosos os que praticassem a luta que também pode ser considerado uma dança, uma diversão. Como também muitas outras que não eram aceitas ou não era tão vista e valorizada, e muito menos sua cultura e o que elas traziam pra si, como em defesa de inimigo e de outras violências.
Boxe
Um dos esportes mais antigos do mundo, remontando à época dos Jogos Pan-Helênicos (776 A.C.), as Olimpíadas realizadas quadrienalmente em Olímpia, Grécia.
Denominado em seus primórdios de pugilato, os seus lutadores usavam mãos envoltas em correias de couro e tinham os corpos inteiramente nus.
Os vencedores dos confrontos ganhavam uma coroa de oliveira selvagem e grande prestigio em toda Grécia antiga.
Com o declínio dos Jogos Pan-Helênicos, o pugilato viveu um período obscuro. Na Idade Média muito pouco se conhece, mas no final da Idade Moderna, o pugilato, agora já conhecido por boxe, era praticado pelos homens mais valentes das cidades européias e americanas que se digladiavam mostrando sua coragem, força e resistência física em troca de remuneração a qual poderia ser em moeda corrente ou mercadoria, esta última forma era a mais comum.
Não existia número máximo de rounds, os lutadores utilizavam mãos nuas e os combates eram desprovidos de quaisquer regras. A violência era a tônica e a