1900
SAÚDE COLETIVA
PATRICIA WECKERLIN
101020746
Resenha sobre o Filme: Políticas de Saúde no Brasil: um século de luta pelo direito à Saúde.
O filme é umdocumentário que retrata a história das políticas de saúde no Brasil, articulando com a política brasileira mostrando os mecanismo que foram criados para sua implementação, desde as Caixas deAposentadoria e Pensões até a implantação do Sistema Único de Saúde – SUS.
Tudo se inicia em 1900 com o surto de várias epidemias (Febre amarela, Cólera e Varíola) e a criação da vacina onde foi instituídaa vacinação obrigatória, a princípio contra a varíola. Tal fato, foi de extrema importância pois a doença prejudicava a produção e a exportação do café e interferia nas relações comerciais com oexterior, além de contribuir para manter a imigração. Em 1904, iniciou-se a Revolta da Vacina, onde devido a política de quarentena proposta por Oswaldo Cruz as pessoas se impuseram contra, pois aviolência era usada para tal, e com isso as pessoas tiveram o apoio de militares positivistas.
Em 1923 foi criado as Caixas de Aposentadoria e Pensão , a qual era mantida pelas empresas que passaram aoferecer esses serviços aos seus funcionários. Começou com os ferroviários, onde tal benefício era dado à assistência médica ao funcionário e a família, e também para aposentadoria e pensões. GetúlioVargas toma o poder em 1930 e cria o Ministério da Educação e Saúde e as são caixas substituídas pelos Institutos de Aposentadoria e Pensões – IAPs, os quais são dirigidos por entidades sindicais e nãomais por empresas.
Ocorre a ditadura militar no Brasil e as discussões viram-se à saúde pública brasileira, a qual se baseou na unificação dos IAPs como forma de torná-lo mais amplo. Em 1945Getúlio Vargas é deposto e há a construção de novos hospitais, modernos, bem equipados, com novas medicações que foram desenvolvidas na 2ª Guerra Mundial. O Ministério