1425
Altimetria – ocupa-se dos ângulos e nivelamentos dos pontos. Na rede geodésica portuguesa, as cotas dos pontos de Portugal são tomadas tendo como valor de referência nulo o valor apontado pelo marégrafo de cascais e coincidente com o nível médio das águas do mar para Portugal.
Planimetria:
Existem três tipos de coordenadas:
1. Coordenadas astronómicas (ou fundamentais) – são as coordenadas mediadas a partir dos astros, tendo em conta a posição do ponto de coordenadas e os astros. A partir de observações astronómicas (e cálculos matemáticos) se consegue obter o ângulo entre o equador e o ponto (latitude) e o ângulo entre o meridiano de Greenwich e o ponto (longitude). Com é impossível ter este tipo de coordenadas exatas para todos os pontos terrestres, usa-se o método da triangulação (com base em ângulos) ou da trilateração (com base em distâncias, usado pelo sistema GPS). A partir destes métodos se obtêm as redes geodésicas de cada país, ou seja, todas as coordenadas geográficas (geodésicas) do país via interpolação de valores.
2. Coordenadas geográficas (= geodésicas) – coordenadas não projetadas correspondendo à divisão da Terra tendo em conta a sua curvatura. A divisão faz-se ao nível da latitude (paralelos a partir do Equador) e longitude (meridianos a partir do meridiano de Greenwich).
São representadas num sistema sexagesimal (múltiplo de 60):
• Graus, minutos e segundos
• Graus decimais
• Graus e minutos decimais
3. Coordenadas cartográficas (cartesiana, retangulares, ortogonais, projetadas, métrica, etc) – coordenadas obtidas após a projeção da curvatura da Terra num determinado plano (mapa, carta ou planta). Aqui definem-se as perpendiculares (a partir dos paralelos das geográficas) e as meridianas (a partir dos meridianos do sistema geográfico). São representadas num sistema métrico (em metros).
Como não é prático trabalhar com coordenadas