O moderno sistema de informação de marketing
Quais os desafios para os profissionais de Inteligência Competitiva nestes tempos de incertezas?
Monitorar concorrentes, tecnologias, avaliar e analisar tendências de mercado e de negócios continuará sendo realizado da mesma forma?
Certamente adaptações, revisões de processos e do ciclo de inteligência (avaliar necessidades; planejamento das ações de inteligência, coleta de informações {fontes primárias e secundárias}, análise e disseminação da inteligência para empresa), mudam os programas de Inteligência, especialmente depois do 15 de setembro de 2008, dia oficial da crise americana.
Enquanto muitas empresas agiram rapidamente em ações como redução de custos, demissões de funcionários, revisão de investimentos, entre outras, muitos profissionais parecem não ter alterado muito sua rotina.
O mesmo clipping circulando na empresa sem análise sobre riscos, oportunidades e ameaças, indicando links para quem quiser ler com maior profundidade, onde a informação é oferecida, mas a inteligência, não.
Continua a busca incessante por um sistema de informações e tecnologias que amplia a quantidade de informações disponíveis (relatórios e muitos relatórios) e a capacidade de armazenamento, mas que não aumenta “a inteligência da empresa” na mesma proporção.
O nome muda, de sistema de informações de marketing para sistema de inteligência de mercado ou sistema de inteligência de marketing, mas os processos continuam os mesmos de antes.
Philip Kotler, reconhecido autor e pesquisador em marketing, lembra que para realizar sua análise, planejamento e implementação e para controlar responsabilidades, os “gerentes” de marketing, precisam de um sistema de informações de marketing (SIM).
O papel do SIM é avaliar as necessidades de informações da gerencia, gerar as informações necessárias e distribuí-las de maneira oportuna.
Um SIM possui três componentes:
1. Um sistema de registros internos, que inclui