Métodos de Esterilização
Esterilização é o ato de impedir, tornar infértil ou infecundo.
O conjunto de métodos e procedimentos que visam impedir a concepção é denominado contracepção ou anticoncepção, esses métodos visam impedir o encontro vital entre os espermatozoides masculinos e o ovócito feminino.1
Os métodos contraceptivos dividem-se em duas categorias: os métodos cirúrgicos e os não cirúrgicos. Os métodos cirúrgicos consistem em:
- Esterilização (impeditivos da formação dos gametas):
-por castração masculina (orquiectomia bilateral) e feminina (ooforectomia bilateral)
-Radiológica, por supressão definitiva, masculina (por esparmatogênese) e feminina (por ovogênese).
-Cirúrgica, por interrupção da via de transporte dos gametas, masculina (vasectomia), e feminina (laqueadura das tubas uterinas, salpingectomia, histerectomia).
-Abortamento, interrupção da gravidez ( meios mecânicos, radiológicos, químicos, hormonais)
Os métodos não-cirúrgicos subdividem-se em:
-Tradicionais, impeditivos da fusão dos gametas( utilização de barreiras, temperatura, métodos químicos e imunológicos).
-Modernos, impeditivos da formação de gametas e implantação do zigoto.
-Abortamento.
Quanto aos Métodos Cirúrgicos, do ponto de vista legal, existem duas correntes jurisprudenciais, uma que considera que o médico deve ser penalizado, sob a increpação de provocar lesão corporal de natureza gravíssima ao praticar a esterilização por existir uma amputação seguida de perda da função reprodutiva. Outra corrente jurisprudencial opina que o médico não pode ser penalizado por praticar a esterilização, quando houver autorização e consentimento de seu cliente para a esterilização cirúrgica.
A esterilização cirúrgica masculina (vasectomia).
A vasectomia se constitui na secção e oclusão cirúrgica do ducto deferente. Este procedimento, faz com que os espermatozoides produzidos não consigam sair pela ejaculação, onde são absorvidos. É realizada sob anestesia local, onde primeiramente