etica
UMBERTO ECO – PARA UMA INVESTIGAÇÃO SEMIOLÓGICA SOBRE A MENSAGEM TELEVISIONAL
Conclui-se que a primeira denotação de código icônico para Eco é igual a signo para Saussure. O (circulo) = circulo = signo. E a segunda denotação de Eco é igual a significado para Saussure.
Subcódigo iconológico,tem aquela relação com o significante inconsciente. Saber o significante sem saber o significado, tradicionalmente conhecido.
Subcódigo erótico, baseia-se na coletividade do gosto.
Subcódigo estético, é o que é considerado tradicionalmente como belo. Ex- praia bonita você imagina uma praia de água cristalina e areia limpa.
Subcódigo da montagem, a compreensão baseia-se em uma sequencia de imagens, ao contrario dos outros subcódigos que oferecem uma serie de sintagmas prefixados.
FERDINAND DE SAUSSURE - NATUREZA DO SIGNO LINGUISTICO
Compreensão dos signos segundo os princípios de Saussure
Signo – A imagem
Significado – O que e
Significante – O que ela representa
Temos por pressuposto, a partir de Umberto Eco, que as mensagens televisivas são sistemas de signos, fixados a um código, que supõem-se comum ao remetente e ao receptor, em um contexto comunicativo dado
4
. Concebemos também, em adesão a Umberto Eco, que os significados das mensagens são constituídos a partir dos códigos em que elas (as mensagens) são formuladas e, que as mensagens televisivas resultam do emprego de três códigos principais: o icônico, o lingüístico e o sonoro. A mensagem televisual, enquanto composta de imagens, sons musicais ou ruídos, e emissões verbais, pode ser considerada como fundada no emprego de três códigos de base sobre os quais, a seguir, se instituem subcódigos dependentes:
I. O código icônico, que compreende também:
a) o subcódigo iconológico
b) o subcódigo estético
c) o subcódigo erótico (esses três em nível da seleção das imagens)
d) o subcódigo da montagem (em