14 Principios de fayol na administração classica
A taxa de cambio é determinada pelas forças de mercado (oferta e procura). No entanto, a maioria dos países, em especial aqueles em desenvolvimento, faz-se necessária a intervenção do governo, dada a instabilidade do balanço de pagamentos dessas economias.
O governo pode atuar através da política cambial ou comercial. A política cambial diz respeito as alterações da taxa de cambio , enquanto a política comercial se compõe de mecanismos que interferem no fluxo de caixa de mercadorias e serviços.
As políticas cambiais são mais frequentes são as seguintes:
Regimes de taxas de câmbio: O banco central fixa antecipadamente a taxa de câmbio a qual o banco deve operar.
Regime de taxas flutuantes de câmbio: A taxa de câmbio é determinada pelo mercado, através da oferta e demanda de moeda estrangeira.
Regime de bandas cambiais: O banco central fixa os limites superior e inferior (uma banda) dentro dos quais a taxa de cambio pode flutuar.
Dentre as políticas comerciam externas, podemos destacar as que seguem:
Alteração das tarifas sobre importações: Se a política adotada visar proteger a produção interna como por exemplo no processo de substituições de importações adotado por muitos países nos anos 70. Osso pode ser feito a partir da elevação do imposto de importação e de outros tributos e taxas sobre importados.
Regulamentação do comercio exterior: Entraves dos burocráticos dificultando as transações com o exterior, impondo barreiras qualitativas as importações.
As polícias comercias estão sujeitas as normas estabelecidas pela organização mundial do comercio. A função desse órgão é tentar coibir praticas pretencionistas e combater países que vendam a preços de mercado inferiores a seus custos de produção, que é uma forma de aumentar a participação nos mercados mundiais.
FATORES DETERMINANTES DO COMPORTAMENTO DAS EXPORTAÇOES E IMPORTAÇOES
Exportações:
Consideremos como moeda exterior o dólar. As