Teoria da Administração
Henri Fayol:
1841 - 1925
Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris.
Desenvolveu a Teoria Clássica na França.
Engenheiro de Minas aos 25 anos.
Gerente Geral aos 47 anos.
Viveu consequências da Revolução Industrial e da
Primeira Guerra Mundial.
Teoria Clássica de Fayol
Foi desenvolvida na França e tem Ênfase na estrutura(anatomia) e no funcionamento(fisiologia) da organização para o aumento da eficiência;
Os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo (da direção, para execução) e do todo para as partes (da síntese para a análise), exatamente ao contrário da abordagem da administração científica.
Dava-se maior importância a estrutura organizacional, com os elementos e os princípios gerais da administração, e à departamentalização.
Buscava-se a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um supervisor principal.
2
Teoria Clássica de Fayol
Conceito:
É a corrente administrativa predominante na primeira metade do século XX e que enfatiza a estrutura organizacional e os princípios universais de administração.
Teoria Clássica de Fayol
Operações Básicas das Empresas:
Fayol distinguiu seis funções empresariais como conjunto de operações que toda empresa possui:
Teoria Clássica de Fayol
Operação Técnica: é a função relacionada à produção de bens ou serviços da empresa. Fayol não considerava a capacidade técnica como a função primordial de uma empresa. Operação Comercial: está relacionada a compra, venda e permuta de matérias primas e produtos.
Operação Financeira: é a função que trata da captação e da gerência de capitais.
Operação de segurança: visa proteger os bens e as pessoas de problemas, como roubo e inundações, e obstáculos de ordem social, como greves e atentados.
Operação de Contabilidade: é relacionada aos registros contábeis. Operação Administrativa: coordena e sincroniza as demais funções. O ritmo da