14 Principios da administraçao
2- Observação: Verificar onde há evidencia de trabalho ineficiente, como quebra de equipamento, atraso em relação ao cronograma, perda de matéria- prima, numero acentuado de problemas disciplinares, índice elevado de ausências, rotatividade elevada etc.
3- Questionários: Pesquisa através de questionários e listas de verificação ( check list)que coloquem em evidência as necessidades de treinamento.
4- Solicitaçao de supervisores e gerentes: quando a necessidade de treinamento atinge um nível mais alto, os próprios gerentes e supervisores tornam-se propensos a solicitar treinamento para o seu pessoal.
5-Entrevistas com supervisores e gerentes: contatos diretos com supervisores e gerentes, com referencia a problemas solucionáveis através dos treinamentos, surgem por meio de entrevistas com os responsáveis pelos vários setores.
6- Reuniões interdepartamentais: discursões interdepartamentais acerca de assuntos concernentes aos objetivos organizacionais, problemas operacionais, planos para determinados objetivos e outros assuntos administrativos.
7-Exame de empregados; resultados de exames de seleção de empregados que executam determinadas funções ou tarefas.
8- Modificação de trabalho: sempre que modifica ações totais ou parciais nas rotinas de trabalhos são introduzidas, torna-se necessário o treinamento prévio dos empregados novos métodos e processo de trabalho.
9-Entrevistas e saída: quando o empregado esta deixando a empresa é o momento mais apropriado para conhecer sua opinião sincera sobre a organização e as razoes que motivaram sua saída.
10-Analise de cargos: proporciona um quadro das tarefas e habilidades que ocupante devera possuir.
11- Relatórios periódicos da empresa ou de produção: mostrando possíveis deficiências passiveis de treinamentos.
Existem também um meio de treinamentos que indica