12566
A águia é uma das mais fortes e corajosas aves de rapina, a ela se chama muitas vezes a rainha das aves e se lhe atribui, por isso, soberba e vaidade.
"Ao homem, rei do mundo; ao leão, rei dos animais; à águia, rainha das aves." (António Vieira, Sermões).
Com o nome de águias designam-se as aves incluídas em um grupo formado por vários géneros pertencentes ao grupo das falconídeas, ordem das aves de rapina caracterizadas pela sua corpulência, cabeça com penas, bico alto, direito na base e curvo na ponta, faces nuas, asas arredondadas pés fortes e garras robustas.
A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver cerca de 70 anos.
Porém, para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão.
Aos 40 anos suas unhas estão compridas e flexíveis e já não conseguem mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito, estão as asas envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar aos 40 anos, já é bem difícil!
Nessa situação a águia só tem duas alternativas: deixar-se morrer... ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se, em um ninho que esteja próximo a um paredão, um lugar de onde, para retornar ela necessite dar um voo firme e pleno. Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede até conseguir arrancá-lo, enfrentando corajosamente, a dor que essa atitude acarreta
Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas. Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses, "renascida", sai para o famoso voo de renovação, para viver então por mais 30 anos.