FUNDA ES PROFUNDAS ESTACAS
ESTACAS DE CONCRETO PRÉ-MOLDADAS
1) INTRODUÇÃO
Segundo a NBR 6122/1996, define-se como fundação profunda aquela que transmite a carga proveniente da superestrutura ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou pela combinação das duas.
De acordo com a NBR 6122/1996, se enquadram na definição apresentada acima os seguintes elementos: • Estacas: elemento de fundação profunda executado com o auxílio de ferramentas ou equipamentos sem que haja descida de operário em qualquer fase de execução (cravação a percussão, prensagem, vibração, ou por escavação, etc), podendo ser constituído de madeira, aço, concreto, etc;
• Tubulões: elemento cilíndrico de fundação profunda que, em pelo menos na sua fase final, ocorre descida de operário, podendo ser executado a céu aberto ou a ar comprimido, e ter ou não, a base alargada;
• Caixões: elemento de fundação de forma prismática, concretado na superfície do terreno, e instalado por escavação interna, podendo-se ainda na sua instalação usar, ou não, ar comprimido, e ter, ou não, a sua base alargada.
As fundações profundas são normalmente utilizadas quando os solos superficiais não apresentam capacidade de suportar elevadas cargas, ou estão sujeitos a processos erosivos, e também, quando existe a possibilidade da realização de uma escavação futura nas proximidades da obra.
No projeto a ser estudado será utilizada a fundação profunda, tipo estaca de concreto prémoldada, conforme escolhido na primeira etapa do trabalho. Por este motivo daremos ênfase apenas sobre esse tipo de fundação.
1
2) FUNDAÇÃO PROFUNDA – TIPO ESTACA
2.1) Considerações gerais:
São consideradas como elementos estruturais e podem ser de:
♦ Madeira
♦ Aço
♦ Concreto
Podem ser armadas ou não.
São dimensionadas para suportar cargas verticais, horizontais e inclinadas.
2.2 – Devem ser utilizadas quando (considerações de norma):
a - Transmitir as cargas de uma estrutura através de uma camada