Vazão
A medição das vazões é explicada em Hidráulica, numa área denominada Hidrometria. Existem vários métodos para efetuar essa medição, tais como, o método direto e volumétrico, o método do molinete e o do flutuador, que são os mais conhecidos. No primeiro método, mede-se o tempo necessário para que a água preencha completamente um recipiente coletor com volume conhecido. Sua aplicação se limita a pequenas descargas, tais como nascentes, canalizações de pequeno diâmetro e em laboratório para medir a vazão de aspersores e gotejadores. Quanto maior o tempo de determinação, maior a precisão. Os demais métodos são indiretos e não farão parte desse experimento.
A partir da vazão volumétrica encontrada, pode-se determinar também a vazão mássica, que é a quantidade de massa transportada em determinado tempo, e a vazão em peso, que é análoga à anterior, exceto por não considerar a massa, mas o peso da água.
OBJETIVO
Os objetivos desse experimento são: medir, em laboratório, a vazão volumétrica gerada por um equipamento para análise de escoamentos internos através do método direto volumétrico, para depois relacionar os dados obtidos com as vazões mássicas e em peso.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados no experimento foram:
• Equipamento para análise de escoamentos internos: Bomba d’água, tubulação, reservatório e recipiente coletor de água;
• Cronômetro;
• Régua. METODOLOGIA
A metodologia empregada para medição da vazão foi a de, através da leitura de uma régua, quantificar, sabendo-se a área da base do recipiente coletor de água, o volume de água escoado num determinado tempo, isto é o chamado método direto.
Primeiro, o fluxo de água estava direcionado para o reservatório. Ao acionar o cronômetro, esse fluxo foi imediatamente redirecionado para o coletor utilizando-se um dispositivo próprio do equipamento. Após o primeiro tempo utilizado acionou-se novamente o dispositivo, interrompendo o