Considerações sobre os avanços tecnológicos no consumo da música
Módulo: 3
Fórum: Grupo
Título Considerações sobre os avanços tecnológicos no consumo da música
Aluno:
Disciplina: Introdução a Administração
Turma: 1
Introdução
Até o começo do século XXI, a indústria fonográfica era uma das áreas comerciais mais rentáveis quando se falava em entretenimento. Durante quase 60 anos, desde que o disco Long Play (conhecido como Vinil) foi lançado e divulgando ícones da música pop durante esses anos, as empresas do ramo não pararam de crescer. Com o lançamento do CD-ROM, o consumo alavancou ainda mais.
No entanto, com o advento da internet e do formato MP3, a situação começou a se inverter drasticamente: as vendas caíram, os consumidores e os músicos começaram a ver de outra forma suas relações com as gravadoras.
Neste estudo, busca-se entender o porquê dessa mudança, e como a indústria vem encarando o problema.
Impactos nos recursos materiais, humanos, financeiros e tecnológicos
Como citado anteriormente, o advento do MP3 trouxe uma drástica mudança para a indústria. As vendas de CDs tiveram um declínio considerável, pois os consumidores cada vez mais passaram a baixar músicas pela internet, em muitos casos até ilegalmente. srepresIsso acabou gerando uma grande queda no quadro de funcionários das gravadoras, e abriu espaço para concorrentes.
Um desses concorrentes foram as empresas de vendas de músicas on-line, como a Apple com o seu iTunes e a Amazon Music.
A Apple chegou a se tornar a maior vendedora de música dos Estados Unidos, abocanhando uma parcela de 19% do mercado (DWECK, 2008).A Amazon, gigante no ramo de vendas de varejo on-line nos EUA, também tratou de abrir sua loja de músicas em Janeiro de 2008.Com o advento de programas de Torrent, estima-se que a cada arquivo que era baixado legalmente, o mesmo arquivo também baixado 20 vezes de forma ilegal. Essas empresas visualizaram uma maneira de contornar a pirataria no meio