123456
CURSO DE ENFERMAGEM
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
DO IDOSO HOSPITALIZADO
CAMPO GRANDE
2014
FACULDADE CAMPO GRANDE
CURSO DE ENFERMAGEM
O PAPEL DO ENFERMEIRO NA HUMANIZAÇÃO DO CUIDADO
DO IDOSO HOSPITALIZADO
Autores
JARA, Dayane Domingos Machado.
MACHADO, Eliane Domingos.
MAGALHÃES, Ariadne
Orientadora:
Prof.ª BORGES Bertha.
CAMPO GRANDE
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 5
Referências 6
Cronograma 7
1 INTRODUÇÃO
Quando se fala em envelhecimento, é importante ressaltar que essa fase pode e deve ser acompanhada de saúde e satisfação para o indivíduo. Para que isso aconteça faz-se necessária à existência de condições e atenção à saúde, que focalize todo o processo pelo qual se constitui o envelhecer, bem como a valorização dos anseios do idoso. Contudo, é importante que a atenção esteja também voltada a saúde do idoso, e para tanto o profissional enfermeiro poderá contribuir com a atenção humanizada no cuidado do idoso hospitalizado. Nessa concepção de entendimento desenvolve-se o assunto.
A atenção básica caracteriza-se por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção da saúde, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação da saúde social. Para isso, a qualidade dos cuidados requer estratégias sistemáticas na promoção da saúde de todos, considerando sentimentos, e a prática da humanização. Os cuidados do enfermeiro foram adotados como referencial teórico deste estudo, para conhecer a percepção familiar frente aos direitos sociais do paciente idoso e as estratégias durante o período do tratamento (BRASIL, 2010)
A atenção à saúde e atenção ao paciente, envolve vários segmentos que devem estar harmonizados entre si para se ter um atendimento humanizado, eficiente e eficaz, uma vez que todos estão