O Custo Brasil.
Dracena/2014
Sumário
1. Introdução.......................................................................................04
2. Desenvolvimento............................................................................05
3. Conclusão.......................................................................................08
4. Referencias Bibliográficas..............................................................09
RESUMO.
O Custo Brasil é um termo genérico usado apenas no Brasil, para descrever o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem o investimento no Brasil, dificultando o desenvolvimento da economia, que assim aumenta o desemprego, a sonegação de impostos e a evasão de dividas, comprometendo a eficiência da indústria brasileira.
Esse custo prejudica toda a economia, pois o custo de mercado será sempre mais alto que o poder aquisitivo da população.
O objetivo deste artigo é entender quais são os itens que compõem esses custos, oriundos de um conjunto de ineficiências que levam a competitividade do setor produtivo brasileiro.
A questão central do estudo é trabalhada por partes. Primeiramente são colhidas ideias diversas, que caracterizam o Custo Brasil. Com base nos depoimentos sobre a definição desse assunto, a pesquisa, então, começa a detalhar item por item que julga, realmente, fazer parte do rol de características que o compõem.
Palavras chave: Burocracia, Indústria, Investimento.
1. INTRODUÇÃO
O BNDES, na década de 90, já cogitava a possibilidade de crescimento do Brasil ser prejudicado por gargalos na infraestrutura, e de 10 anos para cá estas deficiências e gargalos só se amplificaram. Na época, isto foi chamado de Custo Brasil.
Na compreensão de Lopez (2002), Custo Brasil é tudo aquilo que torna os processos mais lentos, caros e ineficientes, provocados pela burocracia, infraestrutura