11º ano
A sequência de etapas de desenvolvimento que ocorrem na vida de um organismo, desde que se forma até que produz a sua própria descendência.
Nuno Correia 10/11
2
Uma das fases do ciclo de vida corresponde ao desenvolvimento desde o ovo até à formação de um ser adulto.
Nuno Correia 10/11
3
Nuno Correia 10/11
4
A outra fase corresponde à reprodução, ou seja, a formação de novos indivíduos, os quais transportam a informação genética dos progenitores, transferida através dos gâmetas.
Nuno Correia 10/11
5
Nuno Correia 10/11
6
a ocorrência de meiose, que permite, em determinado momen-to do ciclo, formar células haplóides (n), contribuindo para a diversidade da espécie; a ocorrência de fecundação, que corresponde à fusão de gâmetas, repondo a diploidia no ciclo celular e contribui também para a variabilidade da espécie; a presença de células sexuais, células especializadas que são sempre haplóides, podendo ser gâmetas (comuns a todos os ciclos) ou esporos (presentes apenas em alguns ciclos); a presença de ovo ou zigoto, célula inicial de todos os seres vivos quando recorrem à reprodução sexuada, que é sempre diplóide; a alternância de fases nucleares (apesar de estas poderem ter durações variadas), existe em todos os ciclos uma fase haplóide (que, no mínimo, se resume aos gâmetas) e uma fase diplóide (que, no mínimo, é representada pelo zigoto); a passagem da fase haplóide. para a fase diplóide é da respon-sabilidade da fecundação, enquanto a passagem da fase diplóide para a fase haplóide se deve à meiose.
Nuno Correia 10/11 7
Em função dos desafios que o meio lhes impõe (ex.:teor de humidade, disponibilidade em alimento, número de exemplares da espécie numa população), os diferentes tipos de ciclos de vida dos organismos traduzem a diversidade de estratégias encontradas para assegurar a reprodução.
Nuno Correia 10/11 8
A principal diferença entre os ciclos de vida está