Agricultura 11º ano
Beira Litoral
As terras aráveis ocupam mais de metade da SAU.
Algarve e Madeira
As culturas permanentes têm uma grande importância nesta região.
Açores
As pastagens permanentes ocupam quase a totalidade da SAU – devido às condições climáticas favoráveis à formação de prados naturais e a criação de gado bovino é muito importante.
Alentejo
As pastagens permanentes ocupam também cerca de 2/3 da SAU desta região, onde o aumento desta, reflete o investimento na criação de prados artificiais, com recurso a modernos sistemas de rega, sobretudo para o gado bovino.
O agricultor pode nem sempre ser o proprietário das terras que explora, sendo que se podem consideram 3 principais formas de exploração da SAU:
Conta Própria
O produtor também é proprietário.
Arrendamento
O produtor paga um valor ao proprietário da terra pela sua utilização.
Parceria
Existe um proprietário de um terreno e este vai ceder o seu uso a um explorador, sendo que ambos vão beneficiar das despesas e também dos lucros.
As explorações por conta própria predominam em todo o país, com destaque para TM e Madeira. Nos Açores o arrendamento é mais comum. As explorações por conta próprias são, habitualmente, consideradas vantajosas, visto que o proprietário ao querer obter o melhor resultado das suas terras vai-se preocupar com a preservação das mesmas, para isso, pode por exemplo: investir em melhoramentos agrários, instalação de sistemas de rega mais sofisticados, etc. O arrendamento é visto, pelo contrário, como desvantajoso, pois os arrendatários apenas querem tirar o máximo proveito das terras desinteressando-se pela preservação destas, no entanto o arrendamento pode evitar o abandono das terras nos casos em que os proprietários não possam ou não queiram explorá-las.
Características das Explorações Agrícolas
Explorações Agrícolas:
Conjunto de terras, contíguas (juntas) ou não, utilizadas, total ou parcialmente, para a produção agrícola. É