Resumo de aurélio agostinho
Religioso, filósofo e teólogo cristão;
Doutor da Igreja sistematizou a doutrina cristã com enfoque neoplatônico; Aurélio Agostinho nasceu em Tagaste, atual Suk Ahras, Argélia, a 13 de novembro de 354 d.C. Filho de Patrício, homem pagão e de posses, que no final da vida se converteu ao cristianismo, e de Mônica, que foi canonizada santa.
Agostinho estudou retórica em Cartago, e aos 17 anos passou a viver com uma concubina e com ela teve um filho, Adeodato.Agostinho aderiu ao maniqueísmo, mas logo se afastou; Em 384 começou a ensinar retórica em Milão, onde conheceu Santo Ambrósio, bispo da cidade; Interessado pelo cristianismo viveu longo conflito interior, voltando-se para o estudo dos filósofos neoplatônicos.
Sua conversão foi guiada por dúvidas originadas de temas racionais. Renunciando aos prazeres físicos, em 387 foi batizado, junto com o filho Adeodato, por Ambrósio e no ano seguinte regressou à África; Foi ordenado sacerdote (391) em Hipona, Porto do Mediterrâneo, atual Argélia; Em 395 tornou-se bispo de Hipona. Agostinho faleceu a 28 de agosto de 430.
Santo Agostinho tratou o tema da educação mais de perto em duas obras, De Doctrina Christiana e De Magistro, na qual apresenta a doutrina do mestre interior. A idéia é que o professor não ensina sozinho, mas depende também do aluno e, sobretudo, de uma verdade comum aos dois. Simplificando, o professor mostra o caminho e o aluno o adota.
De Magistro.
O diálogo aborda aspectos importantes em relação à filosofia da linguagem:
A semiótica da Antigüidade;
Princípios de semiótica: Reflexões sobre a natureza dos signos, suas categorias funcionais no universo das palavras e o modo como funcionam nos processos do entendimento das mensagens. O nome e o verbo. Relações entre signo e conhecimento. Uma nova colocação do problema do valor da língua em relação à teoria do conhecimento.
A intenção do DE MAGISTRO
Agostinho