1 – O que são as dificuldades de aprendizagem
O termo dificuldades de aprendizagem engloba um leque de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho escolar.
A dificuldade de aprendizagem é tratada por muitos como um distúrbio, que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais, afetando o individuo em qualquer área do desempenho escolar.
Para Strick e Smith (2001), as dificuldades de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. As dificuldades são definidas como problemas que interferem no domínio de habilidades escolares básicas, e elas só podem ser formalmente identificadas até que uma criança comece a ter problemas na escola. As crianças com dificuldades de aprendizagem são crianças suficientemente inteligentes, mas enfrentam muitos obstáculos na escola. São curiosos e querem aprender, mas sua inquietação e incapacidade de prestar atenção tornam difícil explicar qualquer coisa a eles. Essas crianças têm boas intenções, no que se refere a deveres e tarefas de casa, mas no meio do trabalho esquecem as instruções ou os objetivos.
São divididas segundo Garcia (1998) em primárias e secundárias, sendo classificadas como as dificuldades de aprendizagem causadas por "elementos psico-neurologicos bem estabelecidos ou bem esclarecidos", ou seja as chamadas disfunções cerebrais (transtornos de leitura, transtornos da matemática e o transtorno da expressão da escrita, transtornos de linguagem falada,depressão infantil,ansiedade...);e as dificuldades de aprendizagem secundários seriam aquelas conseqüentes a problemas biológicos (lesão cerebral, paralisia cerebral, epilepsias,deficiência auditiva,deficiência visual,...).
Pode-se afirmar então que a classificação de distúrbio ou dificuldade apresentam diferentes definições, que pode ser resumida da seguinte forma, os distúrbios são problemas que acarretam comprometimento neurológico, sendo de