Dificuldades de Aprendizagem
“O estudo das dificuldades de aprendizagem e suas implicações é complexo em decorrência de diversos fatores. Vários conceitos e termos são encontrados para designar a dificuldade de aprendizagem. Como uma questão que abrange diversas áreas da aprendizagem e exige um trabalho multidisciplinar, a especificação do papel do psicólogo escolar e a sua contribuição nos programas de diagnóstico e intervenção se fazem necessário, para que seu trabalho diante das dificuldades apresentadas na escolarização possa ser efetivo, garantindo, ao mesmo tempo, reflexão e mudança de postura diante do entendimento desse espaço de atuação.” INTRODUÇÃO Estudar as dificuldades de aprendizagem para a compreensão de seu conceito ou elaboração de formas de intervenção se mostra um desafio. Este começa a ser percebido quando se pesquisa sobre a definição de dificuldade de aprendizagem.
Então são encontradas definições diferentes e divergentes, cada abordagem dá ênfase a um aspecto, e devido a isto não se pode dizer que exista um consenso sobre um conceito único sobre dificuldade de aprendizagem. Pode-se dizer que a diversidade de conceitos é reflexo da importância que o assunto vem assumindo nos ambientes escolares, com os novos estudos e pesquisas, nos avanços da neurociência e nas implicações que estas tem na vida dos alunos. O trabalho com as dificuldades de aprendizagem e suas repercussões no processo de aprendizagem, bem como o desenvolvimento de programas de intervenção e a utilização de técnicas para a efetivação destes, requerem a compreensão de seu conceito e uma equipe multidisciplinar, uma vez que, as consequências decorrentes das dificuldades de aprendizagem podem abranger diversas áreas.
DESENVOLVIMENTO
É um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos que se manifestam por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita,