Ciência e Tecnologia do Materiais
A matéria de Ciência e Tecnologia dos Materiais nos proporciona conhecimentos relacionados à resistência dos materiais e a estrutura dos mesmos. Durante o semestre estudamos que a resistência de um material é, na verdade, a capacidade deste mesmo material resistir a uma força aplicada a ele. Esta capacidade é diretamente definida pelo processo de fabricação, ou seja, sua estrutura molecular e arranjo cristalino.
Baseado neste assunto, trabalhado em sala de aula, realizamos uma aula prática com orientação da professora Adriana Augustin Silveira. Esta aula prática foi executada com a intenção de unirmos conhecimentos teóricos com demonstrações práticas.
Nos ensaios observados em aula prática, testamos a resistência de alguns materiais, observando a diferença de tamanho, área, composição e largura deles; após analisarmos os resultados discutimos como e de que forma essas diferenças afetariam o resultado final.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1.
MATERIAIS E METÓDOS
Os ensaios foram realizados no Laboratório de materiais de Construção Civil
(LABOMAC) e acompanhamos uma demonstração no Laboratório de Geotecnia(LABGEO), localizados noCentro Tecnológico de Engenharia Civil (CETEC) no campus da Universidade de Passo Fundo (UPF). Para a realização do experimento foi utilizada a NBR 5739/2007 da
ABNT: “Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos” a qual prescreve um método de ensaio de compressão de corpos de prova. Foi avaliado a resistência de quatro materiais distintos.
Os materiais utilizados para o ensaio foram:
Materiais compósitos:
Corpo de prova cilíndrico de concreto, com dimensão nominal: 10 cm x20cm
Corpo de prova cilíndrico de argamassa, com dimensão nominal:5 cm x10 cm
Materiais cerâmicos:
Corpo de prova cerâmico(tijolo) com dimensão nominal de 9cm x 13cm x 18cm, posicionado na horizontal.
Corpo de prova cerâmico (tijolo) com dimensão nominal de 9cm x 13cm x 18cm, a cutela. Aparelhagem
Máquina