Ciência e Tecnologia dos Materiais
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: MATERIAIS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
TERESINA, FEVEREIRO DE 2014.
PROPRIEDADES GERAIS DOS MATERIAIS
INTRODUÇÃO
A disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais habilita os estudantes de engenharia a distinguir e recomendar os diversos materiais utilizados em equipamentos e componentes elétricos e magnéticos, correlacionando as propriedades dos metais, ligas, materiais cerâmicos, semicondutores, plásticos e outros tipos de polimerizados com suas propriedades estruturais, além de conhecer as tendências atuais e perspectivas futuras no campo da ciência dos materiais.
A grande maioria dos engenheiros em algum ponto de sua carreira se deparará com algum problema de projeto envolvendo a seleção de materiais. Não existe um conjunto padrão de procedimentos a serem seguidos na escolha de materiais corretos para determinada aplicação. Cada situação é diferente e requer conhecimento sobre os materiais e sobre as condições às quais eles estarão sujeitos.
Ligações Químicas
De uma forma simplificada, um átomo de um certo elemento pode ser considerado como sendo uma combinação de prótons e nêutrons em um núcleo circundado por elétrons. A carga do elétron é convencionalmente negativa (1,6 x 10-19 C) e a carga do próton é numericamente igual a do elétron, só que de sinal oposto. A massa de um elétron é 0,0005 da massa de um próton ou de um nêutron , sendo assim, a massa total de um átomo é aproximadamente proporcional ao número de prótons e nêutrons no núcleo.
O numero de elétrons que circundam o núcleo de um átomo neutro exerce influência significativa sobre as propriedades dos materiais. Este número, denominado número atômico, é igual ao número de prótons no núcleo. Os elétrons que circundam o núcleo do átomo são divididos em vários níveis, com propriedades energéticas diferentes.