Ciência e tecnologia dos materiais
Escola de Ciências e Tecnologia – ECT
Disciplina: ECT 1401- Ciências e Tecnologia dos Materiais
Professor:
Autores: Aslan dos Santos Araújo –
José Fernando Paulino Neto –
Mikhael Silva Nunes –
Tarefa 02 – Projeto (Parte 01)
Natal, Rio Grande do Norte
2013
Introdução
Neste trabalho iremos descrever sobre as 4 classificações básicas dos materiais sólidos(metais, cerâmicas, polímeros e compósitos):definição, suas estruturas cristalinas, classificação e técnicas de produção. Também apresentaremos o material escolhido por nosso grupo, box de vidro, material cerâmico formado entre elementos metálicos e não-metálicos.
Metais.
São compostos necessariamente formado por elementos metálicos que possuem características bem similares, bem como a condutividade elétrica e térmica, e uma capacidade de deformação comum. Além disso, os metais são muito resistentes w ao mesmo tempo são deformáveis, o que é responsável pelo seu amplo uso em aplicações estruturais.
Estruturas cristalina dos metais.
A ligação nesse grupo de material é metálica, e dessa forma sua natureza é não direcional.
Conseqüentemente, não existem restrições em relação à quantidade e à posição dos átomos vizinhos, formam estrutura cristalina(os átomos se posicionam a uma distância de equilíbrio em relação aos adjacentes - cada material metálico tem seu parâmetro de rede)
Existem três estruturas cristalinas relativamente simples para a maioria dos metais mais comuns, são elas:
Cúbica de Faces Centradas (CFC), Cúbica de Corpo Centrado (CCC), Hexagonal Compacta (HC). Classificação dos materiais ferrosos e não-ferrosos:
Os metais ferrosos mais importantes são o aço, de excelentes propriedades e de fácil trabalho e o ferro fundido, material usado na construção mecânica e de grande resistência. Já os não-ferrosos, são todos os metais, que não contém ferro, (cobre;