1 TRABALHO DE ANTROPOLOGIA
CURSO DE DIREITO
NOME DO ALUNO
MANAUS-AM
2015
NOME DO ALUNO
MÉTODOS E TÉCNICAS ANTROPOLÓGICOS NA ORGANIZAÇÃO
CULTURAL DO ASSENTAMENTO PARQUE DAS TRIBOS
Atividade apresentado como nota parcial do curso de Direito do Centro Universitário de
Ensino Superior do Amazonas-CIESA, da disciplina Antropologia, sob orientação da Profª
Tatiane Palhares.
MANAUS-AM
2015
Apresentação
O objetivo principal dessa pesquisa é analisar a organização cultural do estudo antropológico no assentamento parque das Tribos no município de Manaus, observando também suas condições de vida, acesso à saúde, assim como suas condições socioeconômicas e ambientais. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização da pesquisa foram delineados a partir do trabalho de campo. A pesquisa teve abordagem qualitativa, tendo em vista tratar-se de pesquisa etnográfica.
Localização e Características Gerais
O assentamento está localizado no bairro tarumã no município de Manaus com cerca de aproximadamente 300 índios oriundas de diversas partes do Alto rio Amazonas e do estado de Roraima no total de 60 etnias como: Kokama ,Mura e Miranhã e etc.
O tema assentamento indígenas de vez em quando vem à tona quando se anuncianesse campo de tensão, Durante a pesquisa de campo observa-se a trajetória da antropologia e nas diferenças sociais, étnicas e outras com a finalidade de proporcionar alternativas de intervenção sobre a realidade social.
De acordo com o cacique da tribo a terra, por sua vez, assume um lugar central para as sociedades indígenas, constituindo a principal condição de sua reprodução e subsistência.
Outro ponto importante foi o relacionamento do grupo social do assentamento indígenas com outras comunidades no sentido de percorrerem um longo caminho de lutas frente à colonização como modo de sobrevivência.
A vida dos índios no assentamento Parque das Tribos passa por constante transformação.
Apesar de isolados em meio com os centros urbanos, os indígenas