Trabalho De Antropologia 1
Os nordestinos são seres humanos. Como qualquer outra região do Brasil, só que com mais dificuldades, devido à pobreza de seu Estado, devido à falta de recursos necessários para a sua sobrevivência, temos que respeitá-los sem discriminação ou preconceito eles são sujeitos de direitos, não podemos discriminá-los por sua classe social, muitos deles saem de sua terra e vão tentar um trabalho em São Paulo para se sustentarem e enviar dinheiro para suas famílias.
A cultura é uma maneira de interpretar a vida social. A maneira de viver total de um grupo, sociedade, país ou pessoa. Esses conjuntos de indivíduos com interesses e capacidades distintas e até mesmo opostas, apresentam comportamentos diante de certas situações. Essa forma de pensar e agir diferente acaba gerando a exclusão social, por exemplo dos Nordestinos que foram discriminados nas redes sociais.
Essa forma de preconceito desse grupos que se julgam superior aos nordestinos, mostra que no Brasil, as formas hierarquizadas de classificação cultural são constituídas pelas desigualdades sociais que inclui as diferenças, oportunidades, os traços culturais de um determinados grupo, de personalidade de identidade. Diante dos fatos, mensagens de ódio contra os nordestinos, nós futuros Assistente Social, não podemos assistir e reproduzir tais frases, pois além de vivermos num país democrático, somos livres para fazer nossas escolhas, é injusto dizer que somente nordestinos optaram pelo PT, já muitos temem a política neoliberal. Sabemos que existe um número grande de nordestinos em São Paulo, principalmente os quais migram em busca de trabalho, trazendo um pouco da tradição, costumes, culinária, e sua alegria com suas musicas e danças, eles são pessoas que se reúnem para matar as saudades de sua terra, contagiando a todos com sua alegria. Fica claro que assim como muitos brasileiros estão sempre em busca de melhores condições de vid
Oficina de Formação profissional
Beth Simone