1 Resumo
Aluno: Cleyton Santana da Paixão.
2º período de Jornalismo
Resenhas/Resumos da disciplina: “Pensamento social e político brasileiro I – Profª: Aparecida Branches”.
(Texto 01)
As idéias fora do lugar – Roberto Schwarz - Resumo
Schwarz inicia seu ensaio citando o resumo de um panfleto liberal contemporâneo de Machado de Assis que cita o princípio do trabalho livre na ciência da Economia Política para, em seguida, chamar de “impolítico e abominável” o fato de haver ainda no Brasil a escravidão. Com isso o Brasil é considerado um país aquém da realidade científica e a escravidão considerada imoral. Os outros autores que discordariam dessa visão procuraram desqualificar os argumentos dizendo que, na Europa, os liberais se esquecem de seu “pobre irmão branco” que é um “escravo sem senhor que dele se compadeça”.
Sobre essas duas idéias divergentes o autor monta a primeira parte do seu texto: o fato “impolítico e abominável” da escravidão no Brasil e os ideais liberais europeus que não passariam de “aparências” e encobririam o essencial: a exploração do trabalho.
Dedica-se o autor nos próximos parágrafos a mostrar as diferenças entre as duas posições e mostrar como pensava o escravista brasileiro. F.H.Cardoso, citado no texto, observa que a “economia não se destina (...) a fazer o trabalho num mínimo de tempo, mas num máximo (...) espichá-lo, a fim de encher e disciplinar o dia do escravo” (...).
Mesmo com todas as incoerências e dificuldades dessa situação, à sociedade parecia não importar a realidade, a coerência e generalidade, pois nada era feito para que se alcançasse um equilíbrio.
Paralelamente à escravidão desenvolve-se a cultura do “favor”, em que o homem dito livre, que na verdade é ainda dependente, relaciona-se de maneira a comprometer-se com um grande. “(...) O agregado é a sua caricatura (...)”. A relação produtiva de base continuou a ser mantida pela força, enquanto o favor une duas classes da sociedade