F rum B Ambiental
R: Baia de Guanabara.
Pesquise na internet e informe sobre algum projeto de impacto ambiental localizado nela.
R: A Baía de Guanabara é um ecossistema que vem sofrendo um grande impacto ambiental. Diariamente, despejo de esgoto doméstico e resíduos industriais são lançados em seus corpos hídricos, além dos aterramentos oficiais e clandestinos. O Projeto de Educação Ambiental do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, PEA-PDBG, implantado em 1998, é uma das atividades desenvolvidas para promover a melhoria da qualidade de vida da população do entorno da Baía de Guanabara. Esse programa se estende por treze municípios, organizando as experiências e conhecimentos relevantes para a compreensão do PDBG que se encontram dispersas no meio acadêmico e na sociedade. A coordenação envolve a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Secretaria de Educação e a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA). A PETROBRAS realizou um projeto de dragagem das áreas dos Terminais Aquaviários das Ilhas Comprida e Redonda para adequar as suas bacias de evolução e canal de acesso para a manobra e atracação de navios. Foi a Petrobrás a responsável pelas obras de dragagem no TAIC e TAIR – Baía de Guanabara, sendo que a empresa MINERAL Engenharia, de São Paulo, foi contratada, para elaborar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento (EIA/RIMA).
Analise o EIA/RIMA. Houve Licenciamento ambiental?
R: Sim. Através do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) a população pode conferir os principais resultados alcançados pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da dragagem no TAIC e TAIR.
O RIMA tem como objetivo divulgar as informações para todos os interessados e possibilitar uma ampla discussão sobre esse empreendimento (dragagem das áreas dos Terminais Aquaviários das Ilhas Comprida e Redonda para adequar suas bacias de evolução e canal de acesso