1° LISTA
1) Etimologicamente, o que significa economia?
R.: O significado da palavra economia de forma etimológica é a junção de “oikos” (casa) e “nomos” (costume, lei, norma), resultando em “oikonomos”, norma e regra da casa ou da cidade.
2) Segundo Lessa, qual(is) a(s) diferença(s) de perspectivas ou do objeto: a) da análise econômica; e b) da economia política?
R.: As diferenças entre os objetos da economia são mínimas, devido que em qualquer sociedade existe a escassez de bens, portanto é possível observar que:
a) O objeto da análise econômica é uma escolha para solucionar a escassez de recursos ou fatores de produção, tais como, terra, trabalho, capital, tecnologia e empreendimento, ou seja, elementos que são limitados da infraestrutura. Essa escassez está ligada ao conceito de opção, portanto, a economia realiza opções segundo critérios.
b) O objeto da economia política permeia as relações sociais, averiguando as leis sociais que administram os processos de produção e distribuição dos bens e serviços, é como a sociedade se organiza para haver uma repartição do que é produzido. Nessa perspectiva é levado em conta o fator humano, a superestrutura da sociedade.
3) O que representa os recursos de produção terra, trabalho, capital, tecnologia e empresariedade? R.: Representam os fatores de produção da economia, que são classificados como a quantidade indispensável de recursos para a produção de bens e serviços, que tem como objetivo atender as necessidades humanas.
4) Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos produtivos?
R.: Esses problemas fundamentais são gerados pela escassez de recursos, pois, estes são limitados, surgindo a necessidade de produzir para suprir os desejos do homem, que estão em constante expansão e são ilimitados. Com isso, é indispensável escolher alternativas de produção e repartição dos bens de produção, dessa