1 Introdu O Ao PT
Introdução
O Packet Tracer é um simulador para estruturas de redes de computador. No simulador é possível observar a utilização de cabos, equipamentos e protocolos que fazem uma estrutura de comunicação. Nos próximos passos vamos explorar a interface do programa e realizar algumas verificações.
Tarefa 1: Explorando a interface do Packet Tracer
Passo 1 – Área de Trabalho Lógico
Quando o PacketTracer inicia é apresentada a visão lógica da rede, mostrando como os componentes interagem e são interligados através de sua topologia lógica. Isto é a Logical Workplace, a área onde dispositivos são inseridos, configurados e conectados.
Passo 2 – Navegação de Símbolos
Na porção inferior esquerda da interface do PT, abaixo da barra amarela, são apresentados os dispositivos que podem ser utilizados na área de trabalho lógica. Os símbolos são apresentados na parte inferior esquerda, e são organizados por tipo, cada símbolo representa um grupos de dispositivos. Ao passar o mouse sobre estes símbolos, o nome do grupo é apresentado na caixa de texto no centro. Ao clicar, aparecem os dispositivos específicos no grupo na caixa à esquerda. Nesta caixa à esquerda são apresentadas descrições ao passar o mouse sobre o dispositivo. Clique em cada um dos grupos e estude os vários dispositivos que estão disponíveis e seus símbolos.
Observou todos os símbolos? Agora elenque abaixo os dispositivos que você encontrou e conhece por ouvir falar em sala de aula:
Tarefa 2: Explorando operações do PT
Passo 1 – Conecte os dispositivos usando auto conectar Clique no símbolo do grupo de conexões: Os símbolos específicos de conexão fornecem tipos diferentes de cabos que podem ser usados para conectar dispositivos. O primeiro tipo específico, o raio dourado, selecionará automaticamente o tipo de conexão com base nas interfaces disponíveis nos dispositivos. Quando você clica no símbolo, o indicador se parece com um conector de cabo. Para conectar dois