Caixa de skinne
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/…
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/title/introdu%C3%A7%C3%A3o-a-globaliza%C3%A7%C3%A3o/id/52611959.html
Muito se discute sobre a globalização, mas parece que essa idéia ou conceito não tem ainda – e talvez nem venha a ter – uma centralidade científica nas Ciências Sociais. A razão é aparentemente simples: globalização é, ao mesmo tempo, “nada” e “tudo”, ou seja, um conceito ou idéia que parece inútil na medida em que não há um consenso mínimo sobre o seu significado. Globalização, enfim, não teria nenhuma serventia teórico-acadêmica, pois as ciências sociais têm conceitos outros para explicar o que se passa de forma muito mais profunda e esclarecedora
Podemos concluir que a globalização é uma conseqüência inevitável do capitalismo, e um fenômeno que acontece por causa das empresas que montam filiais em outros países e se tornam multinacionais ou transnacionais.
Ela trás com si vários fatores positivos e negativos.
além disso, a globalização provoca mudança de muitas coisas no mundo. Ela trás costumes de um determinado lugar do mundo para outro lugar que era totalmente diferente.
http://trabalhodegeografiabelisia.blogspot.com/2009/06/conclusao.html
A geopolítica envolve diferentes disciplinas das ciências humanas, como a Ciência Política, a Macro-economia e evidentemente suas relações como o meio físico, com a população e daí sua estreita relação com a geografia. Podemos concluir a geopolítica como um conjunto de estratégias traçadas por um Estado, como uma forma de se conquistar diferentes objetivos em diferentes momentos históricos, a exemplo da expansão territorial ou, sendo mais atual, a busca de novos mercados com a redução das barreiras comerciais. A geopolítica envolve um projeto de dominação por parte de um Estado nos mais diversos setores da economia e da sociedade.