1 Experimento Relat Rio
O teste de chama é um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos. O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante. As amostras manuseadas com um fio de cobre previamente limpo com ácido clorídrico para retirar resíduos de analíticos anteriores. A temperatura da chama do bico de Bunsen é suficiente para excitar uma quantidade de elétrons de certos elementos que emitem luz ao retornarem ao estado fundamental de cor e intensidade, que podem ser detectados com considerável certeza e sensibilidade através da observação visual da chama, o bico de Bunsen é um dispositivo usado em química para efetuar aquecimento de soluções em laboratório é composto por um controle de gás, uma entrada de ar e uma entrada de gás.
2. Objetivo
Aprender a utilizar corretamente o bico de Bunsen, realizar o teste da chama com o intuito de observar a combustão de 6 (seis) substancias diferentes, relacionar a cor da chama obtida pelo aquecimento de sais com as mudanças de níveis energéticos, ou seja, Observar as diferentes formas de liberação de energia, de acordo com a cor da luz de cada elemento.
3. Procedimento Experimental
Com um fio de cobre e um bico de Bunsen iniciamos o experimento sob a orientação da professora acendendo o bico de Bunsen com o auxilio de fósforo, após acesso o bico, foi regulada a entrada de gás e em seguida a entrada de ar, acendendo o bico de Bunsen de tal forma fazendo com que a chama permanecesse azul. Para esta atividade foram colocados sobre a bancada 1 recipiente contendo os sais: Cloreto de Sódio (NaCl); Cloreto de Bário (BaCl2); Cloreto de Lítio (LiCl); Cloreto de Potássio (KCl); Cloreto de Cobre (CuCl2); Cloreto de estrôncio (SrCl2) e Cloreto de cálcio (CaCl2). Posteriormente banhávamos o fio de cobre num concentrado de ácido clorídrico contido em um béquer na bancada e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse