Experimento 1 Relat Rio
FSC205 – Física Teórica e Experimental I
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Engenharia de Produção
Turma 10
TRATAMENTO DE MEDIDAS FÍSICAS
Procedimento
No experimento, foi realizada, em trio, a medição do tempo de reação de uma pessoa da seguinte maneira: Em um primeiro momento, um componente do grupo soltava a régua, que tinha sua base posicionada na parte inferior da mão do colega, e este deveria segurar e anotar o a medida (em metros) que a parte inferior da mão marcava na régua. Depois, essa medida era transformada em segundos, para que pudessémos calcular o tempo de reação, através da fórmula, a média de tempo foi calculada e, na terceira coluna, diminuída do tempo de cada medida, para que fosse encontrado o desvio médio das 30 medidas realizadas.
Resultados e análise
O tempo médio de reação, desconsiderando o desvio padrão da média, foi de 0,191 segundos. Porém, o experimento solicitou o desvio médio das 30 medidas e o desvio padrão da média.
Para calcular o desvio médio das 30 medidas, na terceira coluna a fórmula usada foi a seguinte: e, após calcular o desvio nas 30 medições, a média foi calculada e o resultado encontrado foi de um desvio médio de 0,029s.
Já para o desvio padrão da média, a formula utilizada foi:
E, na substituição de valores, desvio padrão da média foi igual a ±0,0012703, uma vez que no desvio é utilizado o valor absoluto, então a equação é em módulo.
Portanto, o valor verdadeiro da medida é 0,191 ± 0,0012703.
Analisando uma discrepância de valores entre as 30 medidas, uma média foi calculada e, a partir dela, o desvio que as medições sofreram desta média. A margem de erro foi calculada no desvio padrão, que, como é em módulo, prevê o erro para mais ou menos do que o valor apresentado, porém, não havendo uma grande margem de erro, podemos notar que as diferenças de valores de cada medida são razoavelmente baixas e que o valor verdadeiro do meu tempo de reação é aproximadamente 0,191 segundos