Relat rio 1 Experimento
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Departamento de Química Fundamental
CALIBRAÇÃO E USO DE APARELHOS VOLUMÉTRICOS, BALANÇA E TRATAMENTO DE DADOS EXPERIMENTAIS.
Wanessa Mendes da Silva
Química - Licenciatura
Professor: Fernando Hallwass
Turma: TA
Recife, 22 de maio 2015
Sumário:
I. Introdução
II. Procedimento experimental
III. Resultados e discussões
IV. Questões
V. Conclusão
VI. Referências Bibliográficas
I. Introdução:
Ao realizar um experimento é de extrema importância ter o devido conhecimento de o porquê utilizar tal equipamento, tudo isso devido esses instrumentos, por mais que sejam sofisticados, apresentam erros que devem ser considerados, para que ao final haja resultados mais precisos e seguros.
Esta utilização envolve o manuseio, a leitura correta do menisco, a calibração destes aparelhos, correção devido ao empuxo, ajustes do nível da balança e, principalmente, a limpeza do material utilizado (aparelhos, vidrarias). A qualidade dos resultados dependerá de todos esses fatores, dentre outros. Uma vez que se acredita ter resultados experimentais confiáveis, a análise destes dados, estatística e significativamente consistente, é a forma mais apropriada de comunicar e divulgar estes resultados.
A medição se deve a partir de uma comparação com um padrão. Por meio deste, medir-se a exatidão e a precisão de cada equipamento utilizado.
Exatidão: Quanto maior o erro obtido da comparação de um valor padrão com o obtido pelo experimento, maior sua exatidão.
Precisão: Quanto menor o desvio- padrão de um instrumento mais preciso ele é.
Desvio-padrão: Se, após a repetição de um dado experimento, obter-se valores de medidas diferentes, calcula-se o desvio-padrão da análise.
O trabalho teve como objetivo, investigar os possíveis erros dos instrumentos ao serem utilizados em um dado experimento e, por fim, trazer ao conhecimento qual instrumento deve-se utilizar em