AULA 1 MODELO DE RELAT RIO PARA EXPERIMENTOS
Engenharia Civil, 5º Semestre, Turma ENG015GP
Francirley Santos da Silva; Tatiana Liniquer Santana; Nome + Sobrenome do Aluno3; Nome + Sobrenome do Aluno4; Nome + Sobrenome do Aluno 5
Professor: Luana Sena Disciplina: Tecnologia e Mecânica dos Materiais
Resumo: As propriedades mecânicas de um material devem ser conhecidas para que engenheiros possam relacionar a deformação medida no material com a tensão a ele associada. No presente ensaio as propriedades do Aco SAI 1020 são determinadas em um teste de tração.
Palavras-chave: Tração, Tensão Máxima, Elasticidade.
1. Introdução
Nosso objetivo principal no ensaio de tração é determinar as propriedades mecânicas de um material através da aplicação de cargas uniaxiais de tração. De acordo com as informações obtidas no ensaio, podemos obter valores para a tensão limite de escoamento, tensão limite de resistência, tensão de fratura, módulo de elasticidade e ductilidade, através do cálculo do percentual de redução de área e percentual de deformação.
Para calculo de tensão utilizamos a formula: σ = F / Ao
Onde, temos que: F = Força aplicada e Ao = Área da seção transversal do corpo (antes da aplicação da carga)
Já a deformação sofrida pelo corpo de prova pode ser calculada em função do alongamento sofrido durante o ensaio. ε = (L - Lo) / Lo
Onde, temos que: L= Comprimento final e Lo=Comprimento inicial
2. Experimento
O ensaio de tração consiste em aplicar uma força uniaxial no material, tendendo-o a alongá-lo até o momento de sua fratura. Os corpos de prova na maioria das vezes são circulares, podendo também ser retangulares. O corpo de prova (sempre padronizado por normas técnicas) é fixado pelas suas extremidades nas garras de fixação da máquina de tração, e então submetido a um esforço, aplicando uma carga gradativa e registrando cada valor de força correspondente a um diferente tipo de alongamento do material. O ensaio termina quando o material se rompe. (CALLISTER, 2012)
No laboratório de