08 Capitulo VIII Materiais De Constru O
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MADEIRAS
A construção de aeromodelos subordina-se a princípios de simplicidade, leveza e robustez.
Assim, a balsa, dada a sua baixa densidade, e a enorme facilidade com que pode ser trabalhada, é hoje o material básico na construção de modelos voadores.
A madeira de balsa, cuja árvore é oriunda das florestas equatoriais da América Central, depois de trabalhada por máquinas e processos especiais, é posta no mercado, para uso dos aeromodelistas, em três tipos distintos: dura, média e mole.
A balsa dura emprega-se quase exclusivamente em longarinas, ou então em peças que tenham de oferecer grande resistência. A sua densidade varia entre 0,25 e 0,40.
A balsa média é de emprego geral, usando-se particularmente em nervuras, cavernas e longarinas secundárias. Densidade de 0,15 a 0,25.
A balsa mole, que é menos densa (0,08 a 0,15) e a menos consistente também, utiliza-se em peças e regiões que não exijam resistência especial, como revestimento de asas, bordos marginais, preenchimento de ângulos formados por duas superfícies, etc.
A balsa, em relação a outras madeiras, é pouco robusta e muito porosa (tanto mais quanto menor for a sua densidade), pelo que se torna necessário empregá-la de forma racional, atendendo à sua reduzida resistência, e submetê-la a acabamentos apropriados.
Na construção empregam-se ainda outras madeiras, como: casquinha, spruce, faia, freixo e contraplacado. A casquinha e o spruce usam-se em longarinas centrais, peças resistentes e calços, espigões, etc. A faia, o freixo e a nogueira, dada a sua enorme robustez, empregam-se em hélices para motores de explosão e bancadas para assentar motores.
É muito raro utilizar estas madeiras noutras peças, em virtude da sua elevada densidade.
O contraplacado é constituído por três ou mais chapas de madeira coladas e prensadas, de modo que a direcção da fibra de cada chapa forme com a fibra da seguinte um ângulo de 90º. É isto que confere ao contraplacado a sua extraordinária