06 PLAT O
Platão nasceu em Atenas, em 4291427 A.C. De família influente. Inteligente e com aptidões pessoais. Platão desde a juventude dava indicações que não seria alguém comum.
Inicialmente foi discípulo de Crátilo, seguidor, Heráclito, posteriormente, foi discípulo de Sócrates, que influenciou definitivamente sua Filosofia, principalmente na primeira fase, que é caracterizada pelos diálogos Socráticos. Consequentemente, para PIatão, o escrito filosófico apresentava-se como "DIÁLOGO", que consequentemente teria Sócrates como protagonista, discutindo com um ou vários interlocutores, ao lado dos quais, surgirá o leitor, com função igualmente importante, no sentido que cabe precisamente ao leitor a tarefa de extrair maieuticamente a solução dos diversos problemas discutidos
A DESCOBERTA DA METAFÍSICA
Existe um ponto fundamental da Filosofia Platônica de cuja formulação depende por inteiro a nova disposição de todos os problemas da Filosofia. Esse ponto fundamental consiste na descoberta da existência de urna realidade suprassensível, ou seja, uma dimensão suprafísica do Ser (de um gênero de Ser não-·físico), Existência essa que a Filosofia da physis (pré-socráticos) nem mesmo vislumbrava. Todos os naturalistas haviam tentado explicar os fenômenos recorrendo a causas de caráter físico e mecânico. o (água,ar, fogo. calor, frio, condensação, rarefação, etc.).
Entretanto,. Esse é o problema fundamental - Serão que as causas de caracter físico e mecânico representam as “verdadeiras causas” ou ao contrário, constituem simples "concausas", ou seja, causas a serviços de causas anteriores e mais elevadas. A causa daquilo que é físico e mecânico. Não será, talvez algo não físico e não mecânico.
O MUNDO DAS IDEIAS
A teoria das ideias constitui o eixo central de desenvolvimento do pensamento platônico. Platão denominou essas causas, de natureza não física, essas realidades inteligíveis, recorrendo aos termos IDEIAS OU EUDOS. As IDÉIAS Platônicas são as essências das coisas,