Os precursores da Administração
Introdução
Grandes filósofos contribuíram e influenciaram na Administração, mesmo antes de ser uma ciência concreta, ou seja, mesmo antes de um aperfeiçoamento da ciência. Esses filósofos foram: Platão e Aristóteles (400 a.C.), Nicolau Maquiavel (1469-1527), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650), Thomas Hobbes (1588-1679), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895). Os Precursores da Administração, suas Visões e Influências.
A Administração constitui o resultado histórico e integrado da cumulação numerativa de numerosos precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários, que, no decorrer dos tempos, foram, cada qual do seu campo de atividades, desenvolvendo e divulgando as suas obras e teorias. Apesar do progresso do conhecimento humano, a chamada Ciência da Administração somente surgiu do despontar do século XX. A TGA é uma área nova e recente do conhecimento humano. Para que ela surgisse foram necessários séculos de preparação e antecedentes históricos capazes de permitir e viabilizar as condições indispensáveis para o seu aparecimento.
Platão (429 a.C 347 a.C)
Nasceu em Atenas, provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C, seu verdadeiro nome era Aristoclés, em uma homenagem ao seu avô, o nome Platos significa largura, e é quase certo que seu apelido de Platão veio de sua constituição robusta, ombros e frontes largos, um porte físico forte e vigoroso, que o fez receber homenagens por seus feitos atléticos na juventude. A excelência na forma física era apreciada ao extremo na Grécia Antiga, além de ser também filósofo grego, discípulo de Sócrates, preocupou-se profundamente com os problemas políticos inerentes ao desenvolvimento social e cultural do povo grego. Em sua obra, A República, expõe o seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos.
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)