Moral e etica
Define-se a palavra ética da seguinte maneira:
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. No grego, ethos = costume, disposição, hábito. No latim, mos (moris) = vontade, costume, uso, regra. (CHAMPLIN, 1997, p. 554). E a palavra moral:
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. (www.significados.com.br/etica-e-moral). Acesso em 18/09/2012.
Vários filósofos procuraram estabelecer uma linha de raciocínio que pudesse facilitar o entendimento da ética e da moral como a necessidade primordial para o desenvolvimento e preservação dos valores humanos.
Para Sócrates, Aristóteles e Platão, a ética era fundamentada na visão do “Bem Maior”, e o mais importante era que o indivíduo alcançasse a felicidade, pois dessa maneira ele seria respeitado na sociedade, e, consequentemente seria um indivíduo ético.
A pesquisa em questão visa o conhecimento do pensamento socrático, aristotélico e platônico a respeito da ética filosófica, e, busca também fazer a comparação entre o artigo V da Constituição Federal, incisos IV,VI e VIII, com a PL 122/06, artigo 16 e parágrafo 5º.
A metodologia utilizada no referido estudo, consiste em pesquisa em livros e artigos divulgados pela internet.
2.1. ÉTICA SEGUNDO SÓCRATES
Sócrates: era pai da ética filosófica ocidental, filho de um escultor, Sofrônico (era o nome de seu pai), sua mãe Fenáreta, era parteira. Começou na profissão do pai, mas foi convertido a filosofia, até compôs musica, mas dizia que a filosofia era a musica mais bela.
Ele foi contra o ceticismo e relativismo, pois, segundo o seu pensamento, eles prejudicam o conhecimento e enfraquece a moralidade. No seu modo de pensar, acreditava que o homem poderia descobrir suas próprias