0000000000000000
MARIANA SOUTO MAIOR DE OLIVEIRA
DEGRADAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS DE ÁGUA DOCE EM QUANTIDADES E QUALIDADE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
4
VIABILIDADE DE PROJETOS
5
ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS
6
TIPOS DE ANÁLISE DE VIABILIDADE DE PROJETOS
6
MECANISMOS
7
FLUXO DE CAIXA
8
TÉCNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
8
CONCLUSÃO
10
FONTES
11
INTRODUÇÃO
A água é um recurso natural de extrema importância para a manutenção da vida dos seres vivos. Ela é utilizada em todo o mundo para distintas finalidades, entre as quais se destacam o abastecimento de água, a geração de energia, a irrigação, a navegação, a aquicultura e a harmonia paisagística.
Apesar de existir em grande quantidade na Terra, cobrindo cerca de 75% de sua superfície, apenas 0,3% está disponível para aproveitamento humano. O Brasil possui em média 11,6% da água doce disponível no mundo, mas essa quantidade está distribuída de forma muito desigual, sendo a região Nordeste a que possui a menor quantidade dos recursos hídricos no país.
Embora seja um recurso natural renovável, nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para a própria humanidade. Tanto a quantidade como a qualidade das águas sofrem variações em consequência das causas naturais e antrópicas.
A escassez de água tem se tornado cresceste em diversas regiões do planeta e é consequência do crescimento populacional, do desenvolvimento industrial, da poluição e do uso desordenado do recurso natural. Observa-se que a interferência humana inadequada tem alterado o ciclo hidrológico, reduzindo a quantidade de água de qualidade disponível na Terra.
Atualmente a demanda total de água no mundo é da ordem de 6.000 km³/ ano, sendo 10% para o consumo doméstico, 20% para o industrial e 70% para a