000000000000
SEPI – SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL INTERATIVO
ANA CAROLINA MAGALHÃES LIMA
CE1311372
DISCIPLINA: RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
FORTALEZA
2013
CASO TOYOTA E O SISTEMA JUST IN- TIME
Sakichi Toyoda um empresário com espírito empreendedor pai de Kiichiro Toyoda que por sua vez deu continuidade a idéias inovadoras de seu pai,depois de ajudá-lo a criar um tear elétrico e ganhar o mercado por conta do preço acessível, esse produto começou a ser exportado o que revolucionou a economia do Japão.Sakichi sofreu juntamente com suas empresas crises econômicas .Nessa mesma época em busca de novidade e já na Década de XX viajou para os Estados Unidos e Europa onde teve seu contato com a Industria automotiva .Passado o tempo Sakichi faleceu e seu filho mito criativo e com espírito inovador criou o primeiro protótipo um caminhão e e um automóvel com a renda que consegui da venda da patente do tear elétrico de seu pai.
Em 1937 fundou a TOYOTA MOTOR CORPORETION e em 1938 a TOYOTA começou a implantar o sistema “Just-in-time” em sua produção. É uma filosofia japonesa que defende a idéia que deveria ser produzido apenas aquilo que é estritamente necessário e dispensa tudo aquilo que não agrega valor ao produto ou serviço ,tudo sendo produzido na quantidade certa.Essa filosofia buscava produzir mais com menos conhecida também como Sistema de Produção Toyota que tem uma preocupação em aperfeiçoar-se e pela valorização do comprometimento dos seus empregados.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA EMPRESA TOYOTA
Após 10 anos de funcionamento no ano de 1947- já contabilizava cerca de R$100,000 veículos produzidos.Um modelo muito importante foi o Bandeirante. Em 1950 a empresa detinha 40% do mercado de vendas de automóveis do