00000000000
O positivismo defende a idéia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Através dele, procurava-se resolver os conflitos sociais por meio de exaltação, à coesão, à harmonia entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.
Sua importância para o pensamento sociológico é que com isso deu suporte ao homem a trilhar o caminho para o encontro da organização social e política; caracterizou as sociedades como constantes evoluções sociais.
Durkhein > Tem como base de sua teoria as influências do positivismo. Para ele a sociologia deveria ser um instrumento científico da busca de soluções para os desvios da vida social, além de explicar os códigos de funcionamento da sociedade. Sua hipótese eram que a sociedade humana é regulada por leis naturais independentes da vontade e ação do homem. Segundo ele o único capaz de explicar a causa dos fenômenos sociais é pelo uso do método funcional. Afirmava que não bastava encontrar a causa de um fato social; é preciso também determinar cada função que esse fato vai preencher.
Weber > Para Weber, a pesquisa história era essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa era baseada na coleta de documentos e no esforço interperativo das fontes que permitia um entendimento das diferenças sociais. Weber força seu estudo não no coletivo e sim no individual, ele parte do indivíduo em si e dá as ações do homem um caráter internacional (tudo que o homem realiza tem sentido e objetivo).
Marx > Era um defensor do comunismo, pois essa seria a fase final da sociedade humana alcança somente a partir de uma revolução proletária. Para ele a sociedade era dividida entre duas classes: a capitalista e o proletariado (...). Suas concepções eram Superestrutura (idéia, direito, moral, religião), Materialismo Histórico etc.