Propriedades físicas da matéria ponto de fusão
PRÁTICA: PROPRIEDADES FÍSICAS DA MATÉRIA: PONTO DE FUSÃO
Equipe:
Ariane Soares Molke – RA 80196
Julia Ito – RA 77509
Marco Antônio Suk – RA 80193
Nathália Lucena – RA 80201
Rafael Luz – RA 81288
Turma 005
Professor:
Rodrigo Meneghetti Pontes
MARINGÁ – PARANÁ
Abril – 2012
INTRODUÇÃO TEÓRICA
As propriedades da matéria [1] são características que cada material ou substância possui que os distingue entre si e entre outra substância. Assim, cada substância tem seu conjunto próprio de propriedades, como sugere o nome. As propriedades da matéria podem ser divididas em propriedades físicas e químicas. Dentre as propriedades químicas, uma muito comum é a capacidade da matéria de sofrer combustão [2], ou seja, de queimar-se na presença de oxigênio. Dentre as propriedades físicas, há como exemplos o ponto de ebulição, ponto de fusão, cor, densidade de uma substância.
Portanto, propriedades químicas são aquelas que trabalham com a identidade da matéria, quando esta reage com outra substância para formar uma nova, enquanto as propriedades físicas não mudam a composição, ou identidade da substância.
As propriedades da matéria [1] podem ainda ser classificadas como extensivas ou intensivas. As propriedades extensivas estão baseadas na quantidade de matéria em questão, tal como massa, comprimento e volume, propriedades as quais são aditivas; enquanto as propriedades intensivas independem da quantidade de matéria como densidade, concentração e temperatura.
Este relatório vai trabalhar com a propriedade física intensiva do ponto de fusão [3] especificamente. Quando se fornece calor a um sólido é fornecido energia para as moléculas da substância que se agitam mais rapidamente até um determinado ponto, no qual a energia cinética das moléculas supera as forças intermoleculares desfazendo o arranjo em cristal da substância fundindo-a. Aqui não há aumento na energia cinética, mas sim da energia potencial das ligações das